domingo, 16 de outubro de 2011

Desenvolvimento - Projeto Animais



Estratégia: Trabalhar a percepção audiovisual e a coordenação motora do aluno.

Através de imagens, sons interativos, vídeos, utilização de outras tecnologias, pode-se desenvolver a percepção e ao mesmo tempo integrar o aluno ao meio tecnológico, desenvolvendo sua coordenação motora através do uso do mouse.

Como foi desenvolvida:


O plano de aula relacionado ao projeto animais foi desenvolvido com os alunos da creche da Escola Mirian Gomes Rocha Vieira. O projeto teve duração de 15 dias e iniciamos a aula com uma roda de conversas informais, onde demos explicações sobre o assunto a ser desenvolvido. Durante a conversa foram surgindo idéias, a partir daí desenvolvemos o plano de aula seguindo as idéias sugeridas pelas crianças.

Colocamos o plano no blog e explicamos que a aula estava na internet, levamos os alunos ao laboratório para a realização das atividades onde foram impressos desenhos de vários animais para a confecção de uma maquete, assistiram a um filme com animais selvagens, ouviram os sons dos animais e conheceram o habitat de alguns. De volta a sala de aula todos escolheram os seus animais preferidos e pintaram, recortamos e colamos no palito e cada criança usando o celular tirou a foto do animal do colega.

Orientamos os alunos a fazer uma pesquisa em revista e livros de recortes para a confecção de um mural contendo todos os animais encontrados. Pedimos também que eles escolhessem um animal, colocassem seus nomes e colassem em um outro cartaz. Outra atividade realizada foi a dobradura do porquinho, onde cada um teriam que confeccionar seu próprio porquinho e depois colocar para exposição na sala.

No decorrer do desenvolvimento do plano montamos a maquete, produzimos todas as atividades e registramos no blog. Após o término do projeto, voltamos com os alunos ao laboratório onde eles assistiram todo o desenvolvimento da aula.

Para a culminância pintamos as crianças com o rostinho de animal e comemoramos com uma linda festa.

Foi gratificante ver as crianças na maior alegria, fazendo os comentários sobre o que assistiram, reconhecendo cada animalzinho que eles produziram para a maquete. Foi o momento da aprendizagem, da descoberta, do saber, do pensar e do reconhecimento.


Roda de conversa
Momento em que as crianças se reuniram,
fazendo a roda de conversa informal.


Laboratório
No laboratório, utilizando os recursos postados no blog.



Sala de aula - Usando o celular
Crianças tirando fotos umas das outras.


Fotos tiradas pelas crianças


Sala de aula - Maquete

Sala de aula - Atividades e Dobradura








Mural com a dobradura do porquinho


Sala de aula - Murais

Festa

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Projeto Conhecendo e Respeitando os Animais



Justificativa:

Os animais tem uma importante presença no mundo cotidiano das crianças (desenhos animados, histórias, jogos) e, além disso, possuem um importante caráter de identificação de suas vivências pessoais e sociais.
Este estudo facilitará a corretação entre diversos animais e deste com seu ambiente que serão aprofundadas e ampliadas em vários estudos.

Objetivos:
  • Respeitar, valorizar e proteger os animais em geral;
  • Reconhecer que os animais são serem vivos;
  • Comparar diversos tipos de animais através da observação;
  • Identificar diferenças e semelhanças entre os animais;

Saber identificar:
  • Animais domésticos e selvagens;
  • Animais úteis e nocivos ao homem;
  • Reconhecer as diversas espécies de animais;
  • Reconhecer as alimentações dos animais e os lugares onde vivem;
  • Distinguir diferentes formas e tamanhos dos animais;
  • Desenvolver a criatividade, desenvolvimento-lógico, a expressão oral e corporal, a coordenação motonam a percepção auditiva e visual da criança;

Estratégia:
  • Desenhos para colorir utilizando diversos recursos;
  • Recorte e colagem;
  • Modelagem de animais;
  • Música e poesias;
  • Dobraduras;
  • Exibir videos sobre animais;
  • Montagens de murais;
  • Brincadeiras dirigidas;
  • Mensagens;
  • Leitura pelo educador de diferentes histórias que envolvam animais;
  • Identificar os sons dos animais;

Avaliação:

A avaliação deve buscar entender o processo de cada criança e a significação que cada trabalho comporta. A observação do grupo, além de diária constante, deve fazer parte de uma atitude sistemática do professor dentro do seu espaço de trabalho.